Quer aprender uchinaaguchi??
Assista aos videos “Let’s sing Uchinaaguchi” (“Vamos cantar em Uchinaaguchi!”, em português), de autoria de Brandon Ing (música), Katsumi Gushiken (desenho) e Igor Shin Moromisato (animação), que foram bolsistas em Okinawa.
Brandon Ing nasceu no Havaí, descendente de chineses e uchinanchus. Chegou em Okinawa em 2009 como kenpiryugakusei na Universidade de Artes (Geidai), estudando junto com Shin. Sempre quiseram fazer uma animação em parceria, e a oportunidade surgiu quando Brandon compôs essa música.
Como professor de inglês da 6ª série, ele tinha dificuldade em utilizar algumas músicas para ensinar seus alunos, por serem difíceis ou não tão interessantes, e começou a pensar em compor. Ao mesmo tempo, havia uma discussão entre os professores sobre como seria bom se fosse ensinado uchinaguchi na escola, o que era inviável por falta de tempo. Assim, compôs uma música para ensinar inglês e uchinaguchi.
Brandon convidou Shin, que é animador e ilustrador freelancer para fazer a animação. E Shin, que conhecia Katsumi através das atividades do Urizun, chamou-a para participar, já que é ilustradora também.
Os três fizeram o trabalho pensando na importância do uchinaguchi. Katsumi observa que “a questão da preservação do uchinaguchi está se tornando cada vez mais presente nos circulos culturais, devido a iminência do desaparecimento, já que não está sendo passado para as novas gerações.”
Para Brandon, o uchinaguchi, também é uma forma de preservar a lembrança de seus avós (uyafafuji), que passaram por diversas dificuldades quando chegaram no Havaí. E diz que, como “uchinanchu” é uma palavra em uchinaguchi, caso esta língua desapareça, a palavra “uchinanchu” desaparecerá, e consequentemente, nós, uchinanchus, também desapareceremos.
Shin relata que não fez o video movido só pelo pensamento de proteger, mas como vê a cultura em geral de Okinawa como sendo muito rica e peculiar, dá prazer de divulgar e se inspirar. Da mesma forma, Katsumi diz que “com prazer contribui para a criação desta animação para passar o conhecimento da lingua de uma maneira didática e divertida”.
Como lembra Shin, é interessante observar que os três participantes do vídeo são ex-bolsistas, “o que mostra a relevância das bolsas de estudos para o fortalecimento da cultura de Okinawa”.
Um comentário:
Muito legal.
http://uchinaaguchi.blogspot.com.br/
Postar um comentário