segunda-feira, 17 de setembro de 2012

10 º Okinawa Festival da Vila Carrão


Stand do Urizun


O Okinawa Festival ocorre todos os anos, e como em vários anos, teve a participação do Urizun no stand. O tema deste ano foi “Uchinachus no Mundo”.

Dentre das atividades realizadas, teve:

- Exposição de Fotos do evento “Sekai Wakamono Uchinanchu Taikai” que aconteceu em julho deste ano, reunindo jovens uchinachus de diversas partes do mundo. Também tivemos fotos de Okinawa mostrando um pouco sobre a cultura e as paisagens da ilha.


- Exposição de alguns instrumentos como o shime daiko, paranku e o sanshin, pequenos objetos que lembram a imagem da cultura de Okinawa, e também um texto sobre o MIO – Memorial do Imigrante Okinawano.

- Foram vendidas camisetas, sendo que a que fez mais sucesso foi a da estampa “I  Okinawa. Também vendemos adesivos, chinelos e carteiras com desenho de bingata e lembrancinhas.


- Também tivemos algumas oficinas reunindo um público de diversas idades. As oficinas foram Arte com frutas, Canudinhos, Origami e Furoshiki.



Na frente do stand havia um pequeno mural de mensagens, cujo tema era “O que te faz lembrar de Okinawa?”

As pessoas escreviam em pequenos papéis a palavra com o tema proposto. O resultado foi bastante interessante, pois todos que passavam liam o mural e escreviam também. Havia diversas respostas interessantes como união, família, alegria, algumas palavras em uchinaguchi, taiko, camisa “florida”, praia, enfim, tudo que possa lembrar Okinawa.


Umas das respostas interessantes foi “Taifu” (tufão); realmente nos últimos dias estão passando diversos tufões pelo arquipélago. Outra resposta foi “Oji e Oba”, que significam os nossos avôs e avós respectivamente. Pois, foram os nossos avós e pais que vieram ao Brasil trazendo a cultura, onde tudo deu a origem dos imigrantes.

A missão do stand foi mostrar um pouco mais sobre a cultura de Okinawa. Contamos com esforços que os ex-bolsistas fazem para dar continuidade na cultura de nossos ancestrais, assim como transmitir para as próximas gerações e interessados. Pois muitos “gaijins” (que pode ser entendido como não-descendentes) ficaram encantados como a comunidade okinawana é reunida para organizar um evento deste porte.


Texto: Felipe Shiroma
Fotos: Felipe Shiroma e Vitor Hideki Higajo

Nenhum comentário:

Postar um comentário