Taco Rice do WYUA
No Okinawa Festival desse ano, o Urizun, além do tradicional stand com atividades voltadas para a divulgação da cultura de Okinawa, participou também com o stand gastronômico do WYUA (World Youth Uchinanchu Association), vendendo o delicioso taco rice.
Já falamos do taco rice algumas vezes antes (http://www.urizun.blogspot. com.br/2012/05/o-que-voce- comia-em-okinawa.html), e já vendemos no "Encontro sobre os 40 anos da Reversão de Okinawa ao Japão".
O taco rice é um prato criado na cidade de Kin, nos anos 60, onde há forte presença de militares norte-americanos. É uma criação que junta ingredientes do taco mexicano (carne, alface, queijo, molho chili) com arroz japonês.
Desta vez, vendemos o taco rice com objetivo de arrecadar fundos para a participação do Brasil no 2º Sekai Wakamono Uchinanchu Taikai, que será realizado ano que vem nos Estados Unidos.
Deu muito trabalho, mas cumprimos o nosso papel de divulgar a cultura de Okinawa. O taco rice, por ser um prato criado na década de 60, é pouco conhecido entre a comunidade uchinanchu no Brasil, cujos imigrantes partiram antes dessa época. Porém, qualquer pessoa que vive em Okinawa ou passa um tempo lá conhece o prato, muito presente no dia-a-dia dos uchinanchus atualmente. É uma comida que fala sobre um período essencial (o pós-guerra e a ocupação americana) para compreender a história de Okinawa.
Agradecemos a todos que saborearam o delicioso taco rice do WYUA! =)
Fotos: Vitor Hideki Higajo
Nenhum comentário:
Postar um comentário