domingo, 7 de agosto de 2011

Okinawa Festival 2011

9° Okinawa Festival

Nos dias 6 e 7 aconteceu na Vila Carrão o 9º Okinawa Festival. Como nos outros anos, um stand foi disponibilizado para o Urizun. Nesta edição, optamos por tratar do tema dasustentabilidade. Quando passamos um tempo em Okinawa (ou no Japão em geral), a separação do lixo é um dos aspectos que geram estranheza, já que esta é uma prática ainda pouco recorrente no Brasil. Para o Festival, resolvemos trabalhar de duas formas:

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. 1) dar um destino ao grande volume de lixo gerado em apenas 2 dias de evento

2) utilizar o stand para um trabalho de conscientização

O 1º item foi o mais complicado, mas atingimos boa parte de nosso objetivo. A coleta não foi seletiva por alguns motivos, como o desrespeito dos visitantes que não respeitaram a sinalização do lixo comum com os recicláveis. Os funcionários da limpeza tiveram que fazer a triagem do lixo. No sábado, saíram quase 2 caminhões lotados de lixo, e mais 2 no domingo. De material reciclável, a equipe de limpeza arrecadou mais de 30 sacos cheios de latas. Providenciamos 5 tambores de coleta do óleo utilizado durante o evento, para que seja transformado em biodiesel. A previsão era que fossem gerados no festival 1000 litros de óleo usado. A maioria das barracas levou o óleo embora, para fazer sabão, e foram descartados menos de 200 litros. O objetivo de não jogar óleo no esgoto ou no solo foi atingido.

Parabéns as crianças que davam exemplo aos adultos, jogando corretamente o lixo no local certo. Para os próximos festivais, o objetivo é a redução de 25% do lixo comum, ou seja, de 4 caminhões para 3 caminhões.

Já no stand, foi feita uma decoração com o tema "Okinawa" reutilizando materiais como jornal, garrafa pet, folhetos que sobraram do Kyodo Matsuri etc. Assim, tínhamos uma árvore de hibiscos, peixes, águas-vivas e balões com desenhos que remetiam à história e cultura do arquipélago. Além disso, fizemos diversas oficinas, ministradas por ex-bolsistas: kirigami, caixas recicladas, furoshiki (arte japonesa de embrulho com panos), reutilização de pó de café, cestinha de jornal e pequenas soluções para o dia a dia. Foi muito gratificante ver a diversidade de pessoas que passaram pelo nosso stand, como também o interesse que todos demonstravam ter na cultura de Okinawa e no tema da sustentabilidade. Agradecemos a todos pela colaboração!

Membros do Urizun no final do Festival e a decoração feita com materiais reutilizados





Nenhum comentário:

Postar um comentário