Desde o começo deste ano, os ex-bolsistas pensavam em ampliar a atuação além da música e dança de Okinawa. Surgiu a idéia de iniciar uma campanha educativa para que os eventos de nossa comunidade fossem mais sustentáveis, gerassem menos lixo. Assim, no Konshinakai deste ano, abolimos o uso de copos descartáveis, e 90% dos participantes trouxeram suas canecas de casa.
A prova de fogo acontecerá justamente na maior festa da comunidade, o Okinawa Festival, que acontecerá em 2 dias, com mais de 15 mil visitantes e 120 barracas.
Imaginem que até agora, todo o lixo era misturado e retirado pelos caminhões da prefeitura, algo em torno de 5 toneladas.
O Urizun propôs à diretoria da Associação Okinawa de Vila carrão, a coleta seletiva, e prontamente foi aceita a idéia.
O que o Urizun fará:
- Stand com oficinas e palestras sobre sustentabilidade (redução de consumo, reutilização de materiais, reciclagem).
- Viabilizar a coleta de óleo usado (contratamos uma empresa que irá converter este óleo em biodiesel - não poluiremos o solo/rios e diminuiremos o uso do diesel comum.)
- Viabilizar a coleta seletiva (serão colocados 2 recipientes de lixo, não misturando alimentos as latinha/garrafas, e catadores do bairro se beneficiarão com a venda)
Todos os anos a organização deste evento cede gratuitamente ao Urizun um grande stand para divulgar a cultura de Okinawa (um de nossos objetivos). Este é um projeto que está apenas começando, e ao longo do tempo será implementada em todos os eventos da comunidade Okinawense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário