domingo, 17 de março de 2013

Uchiná Junior Study

As inscrições para o Uchiná Junior Study estão abertas! Veja aqui.

Quer saber mais sobre o programa? Leia o depoimento de Yudi Chinen, que participou em 2012!



O UJS foi inesquecível!

A primeira semana (19/07 ~ 23/07), foi o Homestay. Nesse período fiquei na casa da irmã do meu oji, em Higashi. Fiquei emocionado ao chegar na cidade, pois poucos tem essa oportunidade de conhecer a Terra Natal dos avós. Isso me deu mais vontade de saber sobre a história dos meus antepassados. A região é bem simples, porém todos me acolheram super bem. Nesses 4 dias, apesar de não ter visitado muitos pontos turísticos, pude ver o dia-a-dia das pessoas e a forma que eles levam a vida humildemente.


Após esse período de Homestay, começou a semana das atividades do UJS.

No começo do intercâmbio, estava muito nervoso, mas também muito ansioso pois por esta ter sido a minha primeira experiência como essa, não sabia qual seria a reação e o comportamento dos outros participantes. Porém em pouco tempo (questões de horas), já tinha conhecido e conversado com todos. Apesar da língua, dos costumes, da cultura serem diferentes, isso não nos impediu de falar com ninguém. Senti o espírito uchinanchu nos unindo e assim, formando uma grande amizade. Mesmo todos tendo acabado de se conhecer, formamos um incrível laço, como de uma família (UJS family). 


Nessa uma semana a qual fiquei com o grupo (24/07 ~ 31/07), tive oportunidade de conhecer muito sobre a história e a cultura de Okinawa e a forma que vários países onde encontramos comunidades uchinanchus se esforçam para não deixar a tradição que nossos avôs, bisavôs trouxeram, ser esquecida. Nessa viagem, percebi o verdadeiro espírito de Ichariba Choode, pois mesmo tendo conhecido todos nesse período, senti como se já tivéssemos visto outras vezes.

Como essa foi a minha primeira vez em Okinawa, se eu viajasse simplesmente por passeio, o valor não seria o mesmo. Os momentos por qual passei nessas duas semanas foram únicos!

Por isso, espero que muitos outros jovens tenham a oportunidade de passar por essa experiência para que conheçam a terra de seus antepassados e dar continuidade ao espírito uchinanchu.





Nenhum comentário:

Postar um comentário