sexta-feira, 26 de abril de 2013

Uchiná Junior Study


O Uchina Junior Study acontece todos os anos em Okinawa, reunindo jovens uchinanchus de várias partes do mundo. Leia o relato de Marina Mieko Matsudo Miyasato, que participou em 2012:



O Uchina Junior Study foi simplesmente incrível, maravilhoso e com certeza inesquecível! Eu sempre gostei muito da cultura uchinanchu e ter participado do UJS, aumentou ainda mais a minha ligação Okinawa.

A primeira semana em Okinawa, foi a de Homestay, pude conviver por um tempo com os meus parentes que moram em Okinawa, conhecendo-os mais e aprendendo um pouco sobre seus costumes, todos foram muito receptivos, e nesses dias eu pude conhecer diversos lugares da cidade em que meus odi e oba nasceram, e eu fiquei muito feliz em poder conhecer parte da vida deles. 



No primeiro dia do Junior Study, eu estava muito animada e um pouco nervosa em relação a como seria o UJS. Neste dia conheci os outros participantes, todos vindos de vários países, assim eu pude aprender um pouco sobre a cultura de cada pais e neste dia, nos realizamos diversas atividades, festas, brincadeiras e pudemos interagir uns com os outros, mas acima de tudo foram nestes primeiros momentos que todos nós começamos uma grande amizade, a criar uma família que seguira sempre forte. 

Nos dias seguintes nos fomos visitar diversos lugares okinawanos: o Castelo de Shuri, os Arquivos de Okinawa, o Tembusu, o Churaumi Aquarium, fomos à praia, e ao Tsutsuji Eco Park, e a muitos outros lugares simplesmente lindos.



Foram realizados vários workshops, como eisa, atividades de interação, estudos sobre imigração e a cultura de okinawa, palestras, etc. No ultimo dia, houve apresentação de eisa, entrega de certificados, e musicas uchinanchus, e eu e os outros participantes brasileiros cantamos Asa Branca, de Luiz Gonzaga.



Eu amei o UJS, foram momentos maravilhosos e incríveis, e que sempre levarei em meu coração, ao final de tudo, eu vivenciei diversas experiências, e a minha ligação com a cultura uchinanchu aumentou muito, fiz amizades e criei laços de irmandade que, com certeza, durarão por muito tempo, e deste jeito, creio que eu e todos os participantes do Uchiná Junior Study conseguimos alcançar o sentimento de ‘’ Ichariba Choode’’, e agora somos todos irmãos, uma verdadeira família, cujos laços podem, literalmente, atravessar fronteiras, pois o que realmente importa, não é o lugar ou o tempo, mas os nossos sentimentos, a nossa ligação e a nossa amizade. Para sempre uchinanchu, para sempre juntos, para sempre irmãos.