segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Tchau, 2012!


Enfim, chegamos ao final de 2012! O que podemos falar sobre esse ano? Para nós, do Urizun, foi um ano muito especial! São vários os motivos, mas podemos dizer com muito orgulho que o principal feito do Urizun esse ano foi a participação no 1° Sekai Wakamono Uchinanchu Taikai. A ideia foi concebida em 2011, e o evento aconteceu em julho deste ano. Foram meses de reuniões e preparativos, resultando num evento que ficará para sempre marcado em nossas memórias.


Como qualquer primeiro evento, foi uma espécie de teste, no qual conseguimos provar a capacidade dos jovens de se organizar em torno de um objetivo comum: estreitar os laços entre as novas gerações de uchinanchus do mundo inteiro. Agora daremos o próximo passo e realizaremos o 2º encontro em Los Angeles, no mês de julho. Em breve traremos mais informações!


Ainda falando sobre uchinanchus de vários países, podemos citar o 5º Niseta Tour, realizado pela primeira vez no Brasil, em janeiro. Este encontro acontece todo ano, entre uchinanchus da América do Sul, e desta vez contou com participantes de Okinawa. Em um dos dias, o Urizun promoveu uma visita guiada pelo MIO – Memorial do Imigrante Okinawa, além de atividades de recreação.
Outro marco de 2012 foi o aniversário de 40 anos da reversão de Okinawa ao Japão. Para debater este assunto, pouco falado aqui no Brasil, foi realizado um evento no MIO, e o Urizun deu sua especial contribuição cozinhando um delicioso taco rice. Também fizemos a divulgação desse delicioso prato no 10º Okinawa Festival da Vila Carrão, além de mostrar um pouco da cultura de Okinawa no tradicional stand do Urizun.


E, lembrando que somos um grupo de ex-bolsistas, realizamos em maio nosso 6º Konshinkai – Bate-papo sobre bolsas de estudo em Okinawa. E em outubro a AOKB promoveu a seleção para a bolsa kenpi ryugaku, da qual participaram 11 candidatos, dentre os quais 3 foram selecionados. A quantidade de interessados na bolsa foi uma surpresa muito positiva, pois mostra que há muitos jovens que querem conhecer mais sobre suas raízes.


E, para encerrar 2012, realizamos nosso Bonenkai no dia 8/12, com muita comida, bebida e karaokê! Compareceram vários ex-bolsistas: diferentes épocas, diferentes tipos de bolsas, futuros bolsistas e até bolsistas recém-chegados de Okinawa, além de convidados muito especiais. 

Gostaríamos de agradecer a todos que acompanharam o trabalho do Urizun esse ano, seja participando, colaborando, divulgando nossos eventos, lendo nossa coluna no Utiná Press e no blog. E que venha 2013, com muitas alegrias! =D

E agora o Urizun tem uma página no facebook! 


quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Bonenkai do Urizun - 2012


Dia 8/12/2012 realizamos o bonenkai do Urizun, com muita comida, bebida e karaokê, no Restaurante Hikaru (Vila Carrão). Compareceram cerca de 35 pessoas, incluindo ex-bolsistas de diferentes gerações, bolsistas recém-chegados e amigos.






No repertório, predominaram as músicas de... Okinawa! Claro, pois um ponto em comum é que todos conhecem e gostam das músicas de Uchina, que sempre trazem boas lembranças. Mas a música mais animada foi "Yaa kachimine", a versão em uchinaguchi do "Ai se eu te pego", que foi apresentada no 1º Sekai Wakamono Uchinanchu Taikai.






Para muitos bolsistas, ir ao karaokê é algo que lembra muito o tempo passado em Okinawa. Durante a bolsa, ir ao karaokê é bastante comum, já que em Okinawa (e no Japão) existem vários. Leia abaixo os depoimentos de duas bolsistas:

 Luzia Miyuki Teruya, bolsista de Naha-shi em 2009:

A primeira vez que fui para um karaokê em Okinawa foi no dia do bônenkai do pessoal da prefeitura de Naha. Fomos num daqueles karaokês com nomihôdai (bebida a vontade), como na época não bebia muito fiquei só no suquinho e nos refrigerantes. Lembro que um pouco antes de voltar para o Brasil, como eu gostava muito de karaokê, eles me levaram de novo e um dos funcionários da prefeitura (que era muito quietinho) soltou a franga. Depois também fui com o pessoal da Ryudai em um karaokê que ficava para aqueles lados, era bem mais barato, mas não tinha nomihôdai...rsrsrs

Mariana Oshiro, bolsista de Kitanakagusuku em 2011:

Antes de ir a Okinawa, eu nunca tinha ido a um karaokê e também não conhecia muitas canções em nihongo, apenas “shima uta” e “asadoya yunta”, que ouço meu pai tocar desde criança. Na primeira vez que estive em um karaokê, fiquei surpresa com a estrutura da sala e do sistema de atendimento super prático: menu automático de músicas, máquinas de bebida “self-service” e interfone através do qual pedíamos “biru” e “papas fritas”! Tudo projetado para você passar horas e horas com seus amigos, sem ver o tempo passar...Tive a sorte de conseguir a bolsa no mesmo ano do Willy, peruano, supercarismático e da família Azama, que tem a arte correndo nas veias. Com ele, conheci e aprendi a amar Begin, HY e várias canções tradicionais e atuais.O karaokê é um dos principais pontos de encontro dos okinawanos (e, acredito que dos japoneses em geral). Foi, sem dúvida alguma, onde vivi as noites mais divertidas durante a bolsa! Foi em um karaokê que a amizade entre os bolsistas começou a se consolidar nas primeiras semanas, foi lá que celebramos muitos aniversários, formaturas e despedidas.Após retornar ao Brasil, estive novamente em um karaokê com os ex-bolsistas, no bairro da Liberdade. E então foi a hora de ficar surpresa de novo ao descobrir que aqui no Brasil havia muitos karaokês com a mesma estrutura e mesmo sistema de atendimento! Por um lado fiquei superfeliz em reviver aqueles momentos divertidos – entrar na sala fechada com sofás, caixas de som e o menu automático sobre a mesinha central foi como passar por um portal mágico que me levou de volta a okinawa em um segundo. Por outro lado, senti vergonha de mim mesma por descobrir que nada daquilo era novidade para os demais... rsrsrs


Fotos do bonenkai: Tetsuo Higa e Mayumi China

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Koshukai 2013


A ASEBEX - Associação Brasileira de Ex-Bolsistas no Japão - realizará no mês de janeiro de 2013, o tradicional KOSHUKAI, seminário cujo principal objetivo é fornecer informações que contribuirão para um melhor aproveitamento de uma bolsa de estudos ou estágio no Japão. Buscando tal objetivo, o KOSHUKAI também promove a integração entre os candidatos de várias modalidades de bolsa (kenpi kenshu, kenpi ryugaku, JICA, LATEC, Monbukagakusho, Nippon Zaidan, Fundação Japão, etc.) e introduz conceitos da cultura e sociedade japonesa bem como de postura e ambiente, que são fundamentais para uma boa estada do bolsista no país. 

PERÍODO
De 03.01.2013 a 01.02.2013. 
21 dias de seminário, mais um final de semana de integração (19 e 20 de janeiro) no sítio Nakazawa. 

HORÁRIO
das 19:00h às 22:00h

LOCAL
Bunkyo | Sala de Exposições
Rua São Joaquim, 381
Próx. ao metrô São Joaquim
Liberdade - São Paulo- SP

PERÍODO DAS INSCRIÇÕES
Inscrições online com desconto: 27 de Novembro ~ 22 de Dezembro de 2012
* Sujeito a alterações

A inscrição dá direito ao curso de um mês, um final de semana de integração (incluso transporte, hospedagem e alimentação), almanaque do bolsista e certificado de participação.

Dúvidas:
koshukai2013@asebex.org.br